As estratégias de marketing digital também podem funcionar para uma empresa que lida com o público industrial? Ou seja, dentro do mercado B2B?
Com certeza!
Por muitos anos, o mercado industrial sempre teve dificuldades em aceitar que o marketing digital pode ser eficaz para alavancar as vendas e melhorar o faturamento. Esse preconceito foi quebrado após a pandemia, onde se notou que se as empresas precisariam ter ações digitais para ampliar autoridade e credibilidade para o público ideal.
É simples: o marketing digital deve ser utilizado para alcançar o público desejado e prender sua atenção.
Separamos 3 estratégias que podem te ajudar a educar o seu público e incentivar que eles se movimentem mais rapidamente entre os estágios da pirâmide e, consequentemente, acelerem o processo de vendas.
1. Crie um blog estratégico
Você sabia que uma das mais efetivas estratégias de marketing digital B2B é a criação de um blog?
Nele, os possíveis clientes entrarão nele em busca de diversas dicas, informações e muito mais.
Mas atenção: nada de fazer propaganda dos produtos ou serviços da sua empresa! O objetivo é iniciar um relacionamento com já conhece e admira sua marca, oferecendo conteúdos de valor e interessantes.
Dentro disso, é importante pensar na parte estratégica do blog, usando técnicas de SEO – uma estratégia de marketing digital que otimizar e permite encontrar as palavras-chaves mais procuradas pelo seu perfil de cliente ideal e usá-las em seu site e conteúdo.
2. Insira pop-up de saída em seu site
Dica de ouro da Oitavus: essa estratégia de marketing digital B2B é excelente para a captura de leads que estão visitando o seu site, buscando aumentar a sua base de contatos.
Um pop-up de saída é uma janela que surge no momento em que o usuário move o mouse para fora da janela do seu site, convidando-o a assinar uma newsletter, baixar um e-book ou até mesmo, conhecer uma oferta ou condição especial de venda.
3. Invista em e-mail marketing
Uma estratégia muito utilizada dentro do B2B, para captar clientes, é o envio de e-mails. Neles, devem conter assuntos relevantes para e sobre o seu segmento de atuação.
É importante lembrar que deve-se ter estratégias específicas para disparar os e-mails, uma vez que eles precisam chamar atenção na caixa de entrada lotada do seu cliente.
Por isso, não utilize essa ferramenta para fazer apenas propaganda direta dos seus produtos e serviços. Aproveite para se aproximar do seu público-alvo através de dicas, novidades e conteúdos interessantes do mercado.
Saiba como aplicar essas estratégias na sua empresa
Por ser um mercado mais restrito, vale ressaltar que as vendas são bem mais complexas e possuem um ciclo de compra mais longo. Logo, necessita de profissionais preparados para auxiliar neste processo. A melhor estratégia para obter sucesso nesse ramo é através da apresentação de conteúdo realmente diferenciado e relevante, independente do momento de compra que o cliente esteja, onde sua empresa precisa apresentar o problema e a solução. Para isso, deve-se apresentar materiais que permitam os consumidores se aprofundarem no assunto desejado. Traduzindo: o cliente precisa ter total confiança antes de efetuar a compra.
Se precisar do auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital nessa e em outras questões, conte com a Oitavus. Agende uma visita e saiba mais sobre os nossos serviços!